Washington, D.C., Distrito de Columbia, Estados Unidos, 22 de abril de 2025 – The Wall Street Journal – O governo dos Estados Unidos teria proposto um plano de paz à Ucrânia que inclui, entre outros pontos, o possível reconhecimento da anexação da Crimeia pela Rússia. A proposta também prevê a exclusão definitiva da Ucrânia da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), informou um importante veículo de mídia norte-americano.
O plano foi apresentado na quinta-feira (17) e surge em meio a intensas negociações internacionais para pôr fim ao conflito que já dura mais de dois anos. Segundo informações divulgadas no domingo (20), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou em uma rede social que espera que “Rússia e Ucrânia fechem um acordo ainda nesta semana”.
Enquanto as tratativas seguem nos bastidores, os confrontos continuam em solo ucraniano. O Ministério da Defesa russo informou nesta segunda-feira (21) que a Ucrânia teria cometido 4.900 violações durante o período da chamada “trégua de Páscoa”, entre elas ataques com drones.
A trégua havia sido anunciada de forma unilateral pelo presidente russo Vladimir Putin, com duração de 30 horas até o final do domingo (20).
Por sua vez, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky relatou 2.935 violações por parte das forças russas durante o mesmo período. Ele voltou a pedir que Moscou aceite interromper ataques com mísseis e drones contra estruturas civis por pelo menos 30 dias, como gesto de avanço rumo a um cessar-fogo mais duradouro.
O possível reconhecimento da Crimeia como território russo marca uma reviravolta na posição tradicional de Washington e pode redesenhar os rumos diplomáticos do conflito. Autoridades ucranianas ainda não se pronunciaram oficialmente sobre a proposta.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am