Yangon, Myanmar, 4 de abril de 2025, NHK – O embaixador de Myanmar na Organização das Nações Unidas (ONU), Kyaw Moe Tun, fez um apelo urgente à comunidade internacional para que forneça ajuda ao país, abalado por um terremoto devastador ocorrido na semana passada. Em entrevista concedida em Nova York, ele destacou a necessidade de garantir que a assistência chegue a todos os afetados, sem discriminação ou interferências do regime militar que governa o país desde o golpe de 2021.
Tun acusou o governo militar de impor restrições que dificultam o acesso às áreas mais necessitadas e agravam a crise humanitária. Ele expressou preocupação com possíveis desvios de suprimentos destinados às regiões rurais e redutos pró-democracia, afirmando que o regime pode utilizar os recursos para fortalecer sua autoridade.
Embora o governo militar tenha anunciado um cessar-fogo temporário na quarta-feira (2), o embaixador demonstrou ceticismo quanto à sinceridade dessa medida. Segundo ele, a junta frequentemente tenta aparentar flexibilidade perante a comunidade internacional enquanto cria barreiras para salvar vidas e aliviar o sofrimento da população.
Tun enfatizou a importância de transparência na distribuição dos recursos e pediu que os líderes mundiais pressionem o regime militar para evitar discriminação ou obstrução no envio da ajuda humanitária. A situação em Myanmar continua crítica, e o apelo do embaixador reforça a urgência de ações coordenadas para mitigar os impactos do desastre natural e da instabilidade política no país.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















