Seul, Província de Gyeonggi, Coreia do Sul, 30 de abril de 2025 – Yonhap News Agency – O Partido do Poder Popular (PPP), legenda governista da Coreia do Sul, anunciou nesta semana que a disputa por sua indicação presidencial foi reduzida a dois nomes: o ex-ministro do Trabalho Kim Moon-soo e o ex-líder do partido Han Dong-hoon. A escolha oficial do candidato ocorrerá no sábado (3), em convenção partidária.
A eleição presidencial sul-coreana está marcada para 3 de junho, em meio a um cenário político instável após a destituição do ex-presidente Yoon Suk-yeol, em abril, após decisão da Corte Constitucional que confirmou o impeachment por ter declarado lei marcial em dezembro.
Kim e Han participarão de um debate na quarta-feira (30), parte do processo decisório que culminará na escolha do representante oficial do PPP na corrida eleitoral. Ambos têm perfis distintos: Kim é visto como experiente e conciliador, enquanto Han representa uma ala mais combativa e reformista dentro da legenda.
No campo da oposição, o Partido Democrático da Coreia oficializou no domingo (27) a candidatura de Lee Jae-myung, ex-líder da sigla e atual favorito nas pesquisas de intenção de voto. No entanto, Lee enfrenta acusações por suposta violação da legislação eleitoral, com julgamento marcado na Suprema Corte para quinta-feira (1º). Até o momento, ele foi considerado inocente por um tribunal de segunda instância.
Nos bastidores, cresce também a especulação sobre uma possível candidatura independente do atual primeiro-ministro Han Duck-soo, que poderia deixar o cargo ainda nesta semana para entrar na disputa de forma desvinculada do PPP.
Com o curto prazo até a eleição, os movimentos dos partidos e possíveis surpresas no cenário jurídico e político prometem aquecer ainda mais a corrida presidencial sul-coreana.
- Japão doa equipamentos forenses avançados à Ucrânia - 30 de abril de 2025 5:45 am
- Brazilian Day Japan em Gunma tem recorde de público e nostalgia dos Mamonas - 30 de abril de 2025 4:13 am
- Pavilhão Brasil recebe mais de 100 mil visitantes - 30 de abril de 2025 3:49 am