Pequim, Província de Pequim, China, 12 de abril de 2025 – Xinhua News Agency – O governo chinês anunciou que imporá tarifas adicionais sobre importações provenientes dos Estados Unidos, elevando o total para 125% a partir deste sábado (12). A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (11) pelo Ministério das Finanças da China, apenas um dia após o país ter aplicado uma tarifa de 84% sobre produtos americanos.
A medida é uma retaliação direta às sucessivas tarifas adicionais impostas pela administração do ex-presidente Donald Trump. Na quinta-feira (10), Washington afirmou que suas tarifas sobre produtos chineses somavam 145%.
Segundo o porta-voz do Ministério do Comércio da China, os aumentos recorrentes de tarifas por parte dos Estados Unidos se tornaram um “jogo de números” sem relevância econômica prática. Ele acrescentou que, caso os EUA insistam em prejudicar os interesses chineses, Pequim tomará medidas firmes e está preparada para enfrentar a disputa até o fim.
Ainda de acordo com o governo chinês, uma ação formal foi registrada junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), alegando que as medidas tarifárias dos Estados Unidos violam gravemente as regras internacionais.
O presidente chinês Xi Jinping também comentou a escalada da disputa comercial durante um encontro com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, realizado na capital chinesa. Xi afirmou que não há vencedores em uma guerra tarifária e criticou a antiga administração americana por agir contra a comunidade internacional, o que, segundo ele, leva apenas ao isolamento.
Xi ressaltou que o enorme mercado consumidor da China, com mais de 1,4 bilhão de pessoas, e o potencial de transformação industrial do país continuarão sendo motores importantes para a economia global. O presidente também defendeu uma maior cooperação entre China e União Europeia para proteger a globalização econômica e resistir ao que chamou de “intimidação unilateral”.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am