Pequim, Província de Jiangsu, China, 17 de abril de 2025, NHK – As autoridades chinesas executaram um homem condenado à morte por um ataque com faca ocorrido em junho de 2024 contra um ônibus escolar que transportava crianças japonesas na cidade de Suzhou, leste da China. Durante o ataque, uma atendente chinesa foi morta e uma mulher japonesa e seu filho ficaram feridos.
O agressor, um cidadão chinês na faixa dos 50 anos, não recorreu da sentença de morte proferida por um tribunal chinês em janeiro deste ano. A Embaixada do Japão em Pequim confirmou que foi notificada pelas autoridades chinesas sobre a execução, realizada nesta semana.
Na audiência de janeiro, o tribunal não fez qualquer menção ao Japão ou a possíveis motivações relacionadas ao país. O réu manteve-se em silêncio, e o juiz afirmou que o ataque foi motivado pelo desespero causado por dívidas pessoais. O caso, no entanto, gerou inquietação entre membros da comunidade japonesa na China, que consideram que o julgamento deixou lacunas importantes sobre as razões do crime.
O governo japonês, por meio do secretário-chefe do gabinete, Hayashi Yoshimasa, declarou que a morte da atendente chinesa e os ferimentos causados à mulher e à criança japonesas são atos “totalmente imperdoáveis”. Hayashi reiterou que o Japão continuará tomando medidas para proteger seus cidadãos que vivem na China e cobrará das autoridades chinesas ações mais eficazes para garantir essa segurança.
O ataque em Suzhou não foi o único incidente grave envolvendo crianças japonesas em território chinês no último ano. Em setembro de 2024, um outro homem, na casa dos 40 anos, foi condenado à morte após matar um menino a caminho de uma escola japonesa em Shenzhen, na província de Guangdong.
Os episódios acenderam um alerta sobre a segurança de comunidades estrangeiras em regiões urbanas da China, além de provocarem debates sobre a transparência dos julgamentos e a motivação por trás de crimes violentos contra estrangeiros no país.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am