Londres, Reino Unido, 3 de março de 2025 (Japan Standard Time) – Agência Reuters – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, chegou a Londres neste sábado (1) para uma série de negociações com o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, antes de participar de uma cúpula de líderes europeus na capital britânica. O encontro ocorre após um tenso encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca, que gerou um intercâmbio acalorado entre os dois líderes, distanciando ainda mais seus países.
Zelenskyy e Trump não conseguiram assinar um acordo que permitiria aos Estados Unidos acesso aos recursos minerais da Ucrânia, um dos pontos centrais da reunião. Em um post nas redes sociais, o presidente ucraniano afirmou: “Apesar do diálogo difícil, continuamos sendo parceiros estratégicos. É crucial para nós contar com o apoio do presidente Trump.”
Durante a reunião com Starmer, o primeiro-ministro britânico reiterou o apoio contínuo do Reino Unido à Ucrânia. Zelenskyy, por sua vez, destacou a importância desse apoio, dizendo estar muito feliz por ter parceiros tão fortes e amigos tão leais.
O governo britânico também anunciou que fornecerá financiamento adicional à Ucrânia, utilizando ativos russos congelados, totalizando mais de 2,2 bilhões de libras (aproximadamente 2,8 bilhões de dólares). O presidente ucraniano participará da cúpula de líderes europeus no domingo (3), com a presença de figuras como o presidente francês Emmanuel Macron.
Os líderes discutirão como aumentar a assistência militar à Ucrânia e como melhorar as tensas relações entre Kiev e Washington.
- Japão doa equipamentos médicos a hospital infantil na Ucrânia - 27 de março de 2025 3:38 am
- Okinawa relembra 80 anos do início da batalha na Segunda Guerra - 27 de março de 2025 3:31 am
- Japão registra aumento de incêndios florestais no início do ano - 27 de março de 2025 3:25 am