Hanói, Vietnã, 27 de março de 2025 – Agência Vietnam News – O Vietnã anunciou nesta terça-feira (25) a redução de tarifas para importações provenientes dos Estados Unidos. A medida afeta produtos como alimentos, energia e automóveis, segundo informou o Ministério das Finanças do país asiático.
A decisão ocorre dias antes da possível implementação de novas tarifas recíprocas por parte do governo americano, marcadas para 2 de abril. O Vietnã possui o terceiro maior superávit comercial com os EUA, atrás apenas da China e do México.
Os Estados Unidos são o principal destino das exportações vietnamitas, respondendo por quase 30% do total. Essa relação comercial é vital para a economia do país asiático, que busca agora evitar possíveis retaliações comerciais.
A redução tarifária anunciada pelo governo vietnamita tem como objetivo melhorar o equilíbrio comercial entre os dois países. Analistas locais avaliam que a medida pode ajudar a suavizar o impacto de eventuais novas tarifas americanas.
O presidente Donald Trump já havia sinalizado que imporia tarifas recíprocas a países que mantêm barreiras comerciais contra produtos americanos. O Vietnã aparece entre as nações que mais exportam para o mercado americano.
- China executa homem por ataque fatal a ônibus escolar japonês - 18 de abril de 2025 10:10 am
- Vazamento de dados expõe falhas em grupos do Google - 18 de abril de 2025 8:52 am
- Presidente do Fed evita cortar juros rapidamente - 18 de abril de 2025 8:03 am