Washington, Estados Unidos, 9 de março de 2025 – Agência Reuters – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu limitar a autoridade de Elon Musk em relação ao pessoal dos departamentos e agências federais. A medida ocorre após uma reunião de membros do gabinete e outras autoridades convocada por Trump na última quinta-feira (6).
Musk, que lidera o “Departamento de Eficiência Governamental” (Department of Government Efficiency – DOGE), tem como principal missão cortar empregos e gastos do governo. Segundo informações de funcionários da administração, Trump esclareceu que Musk pode fazer recomendações, mas não tomar decisões unilaterais sobre o pessoal e as políticas do governo.
Em um encontro com os membros do gabinete, Trump ressaltou que deseja manter os “bons profissionais” necessários e que espera que esses trabalhadores desempenhem da melhor forma suas funções. A declaração reflete a preocupação do presidente em equilibrar a redução de pessoal com a manutenção da qualidade do serviço público.
Musk, por sua vez, reconheceu que o DOGE cometeu alguns erros em suas abordagens. Trump afirmou ainda que, caso os membros do gabinete não realizem os cortes, Musk terá a responsabilidade de conduzi-los.
O presidente também mencionou que realizará reuniões semelhantes a cada duas semanas para monitorar o progresso das medidas e reduzir as tensões dentro da administração em relação à forma como Musk exerce sua influência no governo.
- China condena editor taiwanês a três anos de prisão - 27 de março de 2025 3:13 am
- Líder da oposição na Coreia do Sul é absolvido - 27 de março de 2025 3:05 am
- Evento une japoneses e chineses sob cerejeiras em flor - 27 de março de 2025 2:49 am