Washington, EUA, 13 de março de 2025 (Japan Standard Time) – Agência Reuters – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que indicará Michael DeSombre, ex-embaixador dos EUA na Tailândia, para o cargo de Secretário Assistente de Estado para Assuntos do Leste Asiático e do Pacífico. A nomeação foi revelada por Trump em uma postagem nas redes sociais na terça-feira (11).
DeSombre, que serviu como embaixador dos EUA na Tailândia durante o primeiro mandato de Trump, foi elogiado pelo presidente, que afirmou que ele “fez um ótimo trabalho”. DeSombre é formado magna cum laude pela Harvard Law School e escreveu uma tese na Universidade de Stanford sobre a estratégia de armas nucleares da China.
Com mais de 20 anos de experiência vivendo e trabalhando na Ásia, incluindo Hong Kong e China, DeSombre tem uma vasta experiência na região. Caso sua nomeação seja aprovada pelo Congresso, ele assumirá a liderança da política externa voltada para o Leste Asiático sob a direção do Secretário de Estado Marco Rubio.
DeSombre terá a responsabilidade de lidar com questões relacionadas ao Japão, além de ser um dos principais responsáveis pelos desafios impostos pela China, considerada pelo governo dos EUA como seu maior competidor. Ele também será encarregado dos assuntos relacionados à Coreia do Norte, que continua seus programas de desenvolvimento nuclear e de mísseis.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am