Washington, EUA, 30 de março de 2025 – Associated Press – O presidente americano Donald Trump e o primeiro-ministro canadense Mark Carney realizaram nesta sexta-feira (28) seu primeiro contato telefônico, descrito por ambos como “produtivo”. A conversa, solicitada por Washington, estabeleceu as bases para discussões mais aprofundadas após as eleições gerais canadenses em 28 de abril.
Em publicação nas redes sociais, Trump afirmou: “Foi uma ligação extremamente produtiva, concordamos em muitos pontos”. O presidente americano confirmou que se reunirá pessoalmente com Carney logo após o pleito canadense.
Carney, por sua vez, classificou o diálogo como “muito cordial e substantivo”, revelando que informou Trump sobre possíveis tarifas retaliatórias caso os EUA implementem novas medidas comerciais em 2 de abril. Os dois líderes concordaram em realizar discussões abrangentes com seus ministros para “abordar preocupações imediatas”.
Analistas destacam a mudança de tom de Trump em relação ao Canadá – enquanto chamava o ex-premiê Justin Trudeau de “governador” e sugeria a anexação do país, agora refere-se a Carney como “primeiro-ministro” e usa seu primeiro nome em interações públicas.
O diálogo ocorre em meio a tensões comerciais históricas entre os dois países, com o Canadá buscando proteger seus interesses econômicos enquanto mantém a importante parceria com seu vizinho do sul. Especialistas acreditam que o resultado das eleições canadenses será crucial para definir o futuro das relações bilaterais.
- França inicia recrutamento para novo serviço militar voluntário - 13 de janeiro de 2026 11:59 pm
- Ex-presidentes do Fed condenam investigação criminal contra Powell - 13 de janeiro de 2026 11:30 pm
- Koizumi pede união no Indo-Pacífico contra intimidações - 13 de janeiro de 2026 11:17 pm
















