Naypyitaw, Mianmar, 31 de março de 2025 – Reuters – O governo militar de Mianmar atualizou para 1.700 o número de mortos no terremoto de magnitude 7.7 que atingiu o centro do país na sexta-feira (28). Cerca de 3.400 pessoas ficaram feridas, enquanto equipes de resgate trabalham contra o tempo para encontrar sobreviventes entre os escombros, mesmo com tremores secundários ainda sendo registrados.
Na capital Naypyitaw, danos generalizados são visíveis, incluindo um centro comercial onde dezenas de lojas foram destruídas. “Deixei tudo para trás ao fugir. Alguns foram resgatados, mas outros ainda estão presos”, relatou um sobrevivente. No norte da região de Sagaing, próximo ao epicentro, vídeos mostram moradores procurando desaparecidos entre as ruínas de mesquitas destruídas.
O governo de unidade nacional, formado por opositores ao regime militar, anunciou uma trégua de duas semanas nas áreas afetadas para facilitar os esforços humanitários. A medida começa a valer neste domingo (30) e inclui oferta de cooperação com organizações internacionais.
Na Tailândia, o desabamento de um prédio em construção em Bangkok já deixou nove mortos e mais de 70 desaparecidos. As operações de resgate continuam enquanto autoridades avaliam os danos em outras estruturas atingidas pelo tremor que foi sentido a mais de 1.000 km do epicentro.
O Japão confirmou que um cidadão está desaparecido e outros dois ficaram feridos em Mandalay. Com infraestrutura danificada e conflitos políticos em curso, a ajuda internacional enfrenta desafios logísticos para alcançar as áreas mais afetadas do país.
- Suspeito que atacou com facas em Tóquio escreveu que “estão me vigiando” - 31 de julho de 2025 1:21 am
- Nissan registra prejuízo de US$ 780 milhões no 1º trimestre fiscal - 31 de julho de 2025 1:15 am
- Japão registra recorde histórico de calor com 41,2°C em Hyogo - 31 de julho de 2025 1:00 am