Washington, D.C., Estados Unidos, 13 de março de 2025 (Japan Standard Time) – Agência Associated Press – O governo dos Estados Unidos começou a aplicar tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio a partir das 0h01 de quarta-feira (12), no horário da costa leste americana. A medida foi implementada conforme previsto em ordens executivas assinadas pelo presidente Donald Trump no mês passado.
Trump defende que as tarifas são necessárias para atrair fabricantes de volta ao país e impulsionar a criação de empregos. Diferentemente de seu primeiro mandato, quando algumas nações foram isentas dessas taxas, desta vez todas as nações exportadoras estarão sujeitas às novas tarifas.
O ministro do Comércio do Japão, Muto Yoji, solicitou isenção para as exportações japonesas durante reunião com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, na segunda-feira (10), mas não obteve resposta favorável. Anteriormente, o Japão contava com uma cota de importação isenta de tarifas.
As tarifas impactam indústrias americanas que dependem de aço e alumínio importados, incluindo os setores aeroespacial e energético, que podem sofrer aumento nos custos de produção. Em resposta, a União Europeia anunciou contramedidas contra exportações dos EUA no valor de até 26 bilhões de euros (aproximadamente 28 bilhões de dólares).
A partir de abril, a União Europeia pretende restabelecer tarifas sobre motocicletas e outros produtos dos EUA, que já haviam sido aplicadas no primeiro mandato de Trump. Além disso, novas taxas sobre bens agrícolas e outros produtos entrarão em vigor até meados de abril.
- Okinawa relembra 80 anos do início da batalha na Segunda Guerra - 27 de março de 2025 3:31 am
- Japão registra aumento de incêndios florestais no início do ano - 27 de março de 2025 3:25 am
- China condena editor taiwanês a três anos de prisão - 27 de março de 2025 3:13 am