Tóquio, Japão, 16 de março de 2025 – Agência de notícias AFP – O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta sexta-feira (14) que o embaixador da África do Sul nos EUA, Ebrahim Rasool, “não é mais bem-vindo” no país, acusando-o de ser um “político que incita ódio racial”. A declaração foi feita por meio de uma postagem nas redes sociais, na qual Rubio deixou claro que está buscando a expulsão do diplomata, dizendo ainda que Rasool “odeia” os Estados Unidos e o presidente Donald Trump.
Rubio, que já havia boicotado uma reunião de ministros de Relações Exteriores do G20 presidida pela África do Sul em fevereiro, declarou que “não há mais nada para discutir” com Rasool, considerando-o agora “persona non grata”. O Secretário de Estado dos EUA também ressaltou que a postura do embaixador é inaceitável, dada sua postura crítica aos EUA.
Além disso, o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva suspendendo a ajuda dos Estados Unidos à África do Sul, acusando o país de adotar uma política discriminatória contra a população branca, um tema que gerou polêmica e fortes críticas internacionais.
- Coreia do Sul acompanha de perto negociações EUA-Japão - 18 de abril de 2025 1:14 am
- Órgão antitruste do Japão vai advertir hotéis de Tóquio - 18 de abril de 2025 1:08 am
- Japão deve ceder mais em negociações com os EUA - 18 de abril de 2025 1:02 am