Tóquio, Japão – 4 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Agência de Notícias AFP – Os preços de alimentos e bebidas no Japão estão subindo a um ritmo acelerado, impulsionados pelo aumento nos custos das matérias-primas. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa privada Teikoku Databank, quase 200 dos principais fabricantes domésticos de alimentos e bebidas no país informaram que planejam aumentar os preços de 2.343 itens já neste mês de março.
A pesquisa revelou que cerca de 1.381 itens, ou quase 60% do total, pertencem à categoria de alimentos processados, como alimentos congelados. Além disso, 534 itens, ou aproximadamente 23%, são bebidas alcoólicas e não alcoólicas, incluindo refrigerantes e café. Outros 284 itens, ou cerca de 12%, incluem laticínios, como queijo e iogurte.
O aumento dos preços reflete os custos mais altos dos ingredientes, como também as elevações nos custos logísticos e de pessoal, que estão sendo repassados para o consumidor. Até agora, em 2025, os fabricantes de alimentos e bebidas no Japão já anunciaram o aumento de preços de quase 10.800 itens, número que foi alcançado quatro meses mais cedo do que no ano passado, sinalizando uma aceleração da inflação no setor.
A pesquisa aponta que os consumidores japoneses enfrentarão mais pressões econômicas nos próximos meses, à medida que o aumento de preços continua a afetar uma variedade de produtos essenciais.
- China mira radar em caças japoneses; Tóquio protesta - 7 de dezembro de 2025 6:24 am
- Japão denuncia ataque com lasers de caças chineses - 7 de dezembro de 2025 3:23 am
- OMS pede união global contra futuras pandemias - 7 de dezembro de 2025 2:02 am

