24.9 C
Kóka
quarta-feira, 30 abril, 2025 12:17: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Preço do arroz no Japão mais que dobra em um ano

Produto de reservas emergenciais chega aos mercados nesta semana para aliviar alta de preços

Tóquio, Japão, 25 de março de 2025 – Agência Kyodo – Os preços do arroz continuam em alta nos supermercados japoneses, com novos dados mostrando que mais que dobraram em relação ao mesmo período do ano passado. Consumidores aguardam com expectativa a chegada iminente das reservas emergenciais às prateleiras, que deve começar ainda esta semana.

O Ministério da Agricultura informou que o preço médio de um pacote de 5 kg de arroz foi de 4.172 ienes (cerca de 28 dólares) na semana até 16 de março, com base em pesquisa realizada em cerca de 1.000 supermercados. O valor representa um aumento de 104% em relação ao ano anterior e alta de 2,3% em relação à semana anterior, marcando a 11ª semana consecutiva de aumento.

Na tentativa de conter a escalada de preços, o governo japonês realizou no início deste mês o primeiro leilão de arroz dos estoques nacionais, com mais de 140.000 toneladas vendidas. Os atacadistas participantes começaram a receber o produto na semana passada, e a expectativa é que ele chegue aos mercados ainda nesta semana.

Em um supermercado na cidade de Fukui, no centro do Japão, funcionários afirmaram que planejam destacar o arroz das reservas governamentais em local visível. Eles relataram ter recebido inúmeras perguntas de clientes sobre qual marca estará disponível e quando.

“Será ótimo se o arroz do leilão for mais barato que o estoque atual nas lojas”, comentou uma cliente. Outra consumidora mostrou-se cética: “Não espero uma grande mudança. Vou continuar comprando como sempre.”

Analistas projetam que o pacote de 5 kg do arroz emergencial custará algumas centenas de ienes a menos que os preços atuais. A medida visa aliviar o impacto da inflação nos alimentos básicos, que tem pressionado o orçamento das famílias japonesas.

A alta nos preços do arroz, alimento essencial na dieta japonesa, tem sido atribuída a fatores como a desvalorização do iene, que encarece as importações, e problemas climáticos que afetaram a produção doméstica no ano passado. O governo monitora a situação de perto e não descarta novas medidas caso os preços continuem subindo.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img