Tóquio, Japão, 14 de março de 2025 (Kyodo News) – A mais recente pesquisa do órgão nacional de levantamento geográfico do Japão revelou que o Monte Fuji está 5 centímetros mais alto do que a última medição registrada. O icônico vulcão, considerado a montanha mais alta do país e um Patrimônio Mundial da UNESCO, teve sua altitude revisada após um novo estudo realizado em julho do ano passado.
De acordo com a Autoridade de Informação Geoespacial do Japão, a nova medição identificou que o ponto de triangulação do Monte Fuji, utilizado como referência para cálculos topográficos, alcançou 3.775,56 metros de altura. O levantamento foi conduzido para analisar mudanças na elevação do monte e de outros locais do país, atribuídas a possíveis deformações da crosta terrestre.
O estudo utilizou um novo método de medição baseado em dados eletrônicos de satélite e outras informações geográficas. Segundo os especialistas, a técnica convencional, que dependia de medições manuais, era mais demorada e propensa a erros significativos, especialmente para pontos de referência distantes de Tóquio.
Os resultados da pesquisa serão oficialmente aplicados a partir de 1º de abril, influenciando medições cartográficas e projetos de construção no Japão.
- Ucrânia e Rússia concordam com cessar-fogo no Mar Negro mediado pelos EUA - 26 de março de 2025 5:23 am
- Justiça do Japão ordena extinção da Igreja da Unificação - 26 de março de 2025 4:12 am
- Areia amarela da China cobre o Japão e aumenta o calor - 26 de março de 2025 4:05 am