Tóquio, Japão, 1 de março de 2025 (Japan Standard Time) – NHK – O ministro da Defesa do Japão, General Nakatani, e o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, estão programados para realizar seu primeiro encontro presencial já em abril, em Tóquio. Fontes do governo japonês confirmaram que a reunião foi marcada após a cúpula entre Japão e EUA, realizada em fevereiro.
Durante essa cúpula, o primeiro-ministro japonês, Ishiba Shigeru, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concordaram em fortalecer ainda mais a aliança entre os dois países, especialmente diante das crescentes tensões na Ásia, impulsionadas pela postura assertiva da China.
O encontro entre os ministros de Defesa terá como objetivo discutir medidas para aprimorar as capacidades de dissuasão e resposta da aliança Japão-EUA. Também está previsto na agenda o debate sobre a coordenação do comando entre as Forças de Autodefesa do Japão (SDF) e as forças armadas dos Estados Unidos, já que o Japão planeja uma reorganização das suas forças. Está prevista a criação de um comando de operações conjuntas, que unificará as forças de defesa terrestre, marítima e aérea, a ser estabelecido até o final de março.
Além das discussões militares, os ministros de Defesa também participarão de uma cerimônia conjunta em homenagem às vítimas da Batalha de Iwo Jima (Ilha Ioto), um dos campos de batalha mais emblemáticos da Segunda Guerra Mundial. Este será o primeiro evento oficial em que representantes do gabinete dos dois países participam juntos. Este ano marca o 80º aniversário do fim da guerra, e observadores acreditam que a participação conjunta pode ser vista como uma demonstração do fortalecimento dos laços entre Japão e Estados Unidos.
- Premiê do Japão envia oferenda ao Santuário Yasukuni - 22 de abril de 2025 9:25 am
- China executa assassino de estudante japonês - 22 de abril de 2025 8:26 am
- Zecarlos Lassi é destaque no Sons do Brasil 521 - 22 de abril de 2025 8:08 am