Kyiv, Ucrânia – 16 de março de 2025 – Agência Ukrinform – O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, destacou a importância de os Estados Unidos exercerem pressão sobre a Rússia caso Moscou rejeite a proposta de cessar-fogo de 30 dias apresentada por Washington.
Em uma entrevista exclusiva à NHK, realizada no sábado (15) em Kiev, Sybiha afirmou que a Ucrânia está disposta a aceitar a proposta americana de um cessar-fogo imediato, mas sublinhou que a resposta da Rússia será decisiva para o futuro das negociações.
Sybiha comentou que a Ucrânia deseja acabar com a guerra ainda este ano e que não será um obstáculo para o processo de paz. No entanto, ele destacou que o presidente russo, Vladimir Putin, parece querer continuar o conflito, e que a comunidade internacional aguarda uma resposta clara de Moscou.
Durante a entrevista, o ministro revelou que a Ucrânia iniciará os preparativos para monitorar a longa linha de frente que se estende por mais de 1.300 quilômetros. O governo ucraniano planeja realizar consultas com os EUA e outras nações, considerando a necessidade de pessoal internacional para acompanhar a implementação do cessar-fogo.
Sybiha também expressou o apreço da Ucrânia pelo apoio contínuo do Japão desde o início da agressão russa, classificando o país como o “parceiro mais próximo na Ásia”. Em relação ao apoio esperado do Japão, o ministro enfatizou a importância da assistência para a reconstrução da Ucrânia, destacando também as oportunidades para empresas japonesas nesse processo.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am