Taipei, Taiwan, 5 de março de 2025, NHK
O Ministro da Defesa de Taiwan, Wellington Koo, afirmou que acredita que os Estados Unidos continuarão envolvidos com Taiwan sob a presidência de Donald Trump, destacando a importância estratégica que a região tem para os EUA. A declaração foi feita em uma entrevista concedida à NHK e outras mídias locais em Taipei, nesta segunda-feira (3).
Koo fez referência à recente cúpula na Casa Branca entre Trump e o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, que se tornou um confronto acirrado sobre questões envolvendo a Rússia. Segundo Koo, tanto os EUA quanto a Ucrânia não podem evitar falar sobre seus próprios interesses nacionais, e ele entende que os EUA dão grande importância a esses interesses.
O ministro de Defesa de Taiwan ressaltou que é impossível para os Estados Unidos recuarem do Indo-Pacífico, já que a região representa um interesse central para o país. Ele também lembrou que o status quo no estreito de Taiwan tem sido um consenso de longa data entre Taiwan e os EUA, sendo uma meta compartilhada entre as duas nações.
As declarações de Koo têm como objetivo tranquilizar a população taiwanesa sobre as preocupações geradas pela política “America First” do governo Trump, que poderia levantar dúvidas quanto à disposição dos EUA em intervir em caso de contingência envolvendo Taiwan. O apoio contínuo dos EUA é visto como crucial para a segurança e estabilidade de Taiwan em face da crescente pressão da China na região.
- Ucrânia e Rússia concordam com cessar-fogo no Mar Negro mediado pelos EUA - 26 de março de 2025 5:23 am
- Justiça do Japão ordena extinção da Igreja da Unificação - 26 de março de 2025 4:12 am
- Areia amarela da China cobre o Japão e aumenta o calor - 26 de março de 2025 4:05 am