Berlim, Alemanha, 3 de março de 2025 (Japan Standard Time) – Agência Reuters – A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, expressou preocupações sobre o futuro da Ucrânia e a segurança da Europa após as discussões entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy. Durante uma coletiva de imprensa em Berlim no sábado (1), Baerbock afirmou que as conversas marcaram o início de uma nova era, uma era “sem lei”, que ela descreveu como um “tempo hediondo” em que a ordem internacional baseada em regras e a força da lei precisam ser defendidas mais do que nunca contra a força dos mais poderosos.
A ministra alemã destacou a necessidade urgente de maior apoio à Ucrânia, que deverá ser discutido na cúpula da União Europeia na próxima quinta-feira (6). Ela pediu ao parlamento alemão a liberação de três bilhões de euros (aproximadamente 3,1 bilhões de dólares) em ajuda adicional para o país.
Paralelamente, a agência de notícias Reuters e outros veículos informaram que o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, enviou uma carta ao presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa, pedindo à União Europeia que siga o exemplo dos Estados Unidos, estabelecendo negociações diretas com a Rússia para um cessar-fogo e uma paz sustentável na Ucrânia.
Orban, que mantém uma boa relação com Trump e tem sido crítico do apoio da UE à Ucrânia, também se opôs ao plano da União Europeia de elaborar um documento conjunto sobre a situação da Ucrânia na cúpula da próxima semana.
- Evento une japoneses e chineses sob cerejeiras em flor - 27 de março de 2025 2:49 am
- Vietnã reduz tarifas para importações dos EUA - 27 de março de 2025 2:41 am
- Incêndios na Coreia do Sul já matam 24 pessoas - 27 de março de 2025 2:25 am