Paris, França, 12 de março de 2025, Agência Reuters – O presidente francês, Emmanuel Macron, fez um apelo durante uma conferência internacional de defesa em Paris para que seja elaborado um plano que garanta a segurança da Ucrânia. Macron se dirigiu a uma sessão fechada do evento, que reúne chefes militares de mais de 30 países, principalmente da Europa. Durante a conferência, a questão das garantias de segurança para a Ucrânia ganhou destaque.
Macron destacou que, com a aceleração das negociações de paz, é necessário “passar do conceito para o plano”, referindo-se à necessidade de desenvolver um modelo claro e eficiente de garantias de segurança para a Ucrânia. A definição dessas garantias, segundo ele, é fundamental para que uma paz duradoura seja alcançada no país.
A reunião, que aconteceu sem a participação dos Estados Unidos, também gerou discussões sobre o apoio irrestrito à Ucrânia. O ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu, afirmou que a França se opõe a qualquer forma de desmilitarização da Ucrânia, uma ideia que a Rússia tem insistido desde o início da invasão.
A decisão de convocar uma reunião sem os Estados Unidos é vista como um sinal de que a Europa e seus parceiros podem assumir maior responsabilidade na busca por soluções para o conflito, em um momento em que a administração de Donald Trump se distanciou de seus aliados.
- Okinawa relembra 80 anos do início da batalha na Segunda Guerra - 27 de março de 2025 3:31 am
- Japão registra aumento de incêndios florestais no início do ano - 27 de março de 2025 3:25 am
- China condena editor taiwanês a três anos de prisão - 27 de março de 2025 3:13 am