Bruxelas, Bélgica, 8 de março de 2025 (Japan Standard Time) – Reuters – Os líderes da União Europeia chegaram a um amplo acordo sobre um plano para reforçar as defesas do continente durante uma cúpula realizada em Bruxelas. A medida é uma resposta à pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem insistido para que o bloco europeu assuma uma maior responsabilidade nos custos de sua própria defesa.
Durante a reunião, os líderes discutiram o aumento dos orçamentos de defesa e as possíveis opções de compromissos de segurança a serem tomados após um eventual cessar-fogo na Ucrânia. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, foi convidado a participar da cúpula e expressou sua gratidão, afirmando: “Gostaria de agradecer a todos os líderes europeus, especialmente pelo forte apoio desde o início da guerra.”
Todos os membros da União Europeia, exceto a Hungria, reafirmaram seu apoio contínuo e inabalável à soberania e independência da Ucrânia.
Além disso, os líderes europeus chegaram a um acordo sobre um plano para garantir até 800 bilhões de euros (aproximadamente 860 bilhões de dólares) com o objetivo de tornar a Europa mais segura e resiliente. Uma nova medida permitirá fornecer até 150 bilhões de euros em empréstimos para os Estados-membros, destinados a investimentos em defesa.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am