Tóquio, Japão, 26 de março de 2025 – Kyodo News – Um tribunal no Japão ordenou que o grupo antes chamado de Igreja da Unificação se dissolva como uma corporação religiosa. Espera-se que o grupo apele.
O Tribunal Distrital de Tóquio emitiu a ordem nesta terça-feira (25), conforme solicitado pelo Ministério da Educação e Cultura.
O ministério havia apresentado o pedido em 2023 com base na Lei das Corporações Religiosas. Afirmou que o grupo solicitava grandes doações de seguidores e os induzia a comprar itens caros, explorando os temores sobre seu bem-estar espiritual.
Funcionários do ministério entrevistaram mais de 170 pessoas que dizem que eles ou suas famílias foram vítimas.
Eles concluíram que o grupo recebeu continuamente grandes doações por um longo período de tempo, forçando seus seguidores a fazer sacrifícios financeiros e psicológicos.
O grupo argumentou que coletar doações é uma atividade religiosa, e as reclamações sobre a prática e outras questões diminuíram drasticamente desde que ordenou medidas para garantir a conformidade em 2009. Disse que suas atividades não são maliciosas, sistemáticas ou contínuas por natureza.
Esta é a terceira vez que um tribunal no Japão ordenou a dissolução de uma corporação religiosa devido a violações legais.
Um dos casos anteriores envolveu o culto Aum Shinrikyo, que realizou um ataque mortal com gás sarin no sistema de metrô de Tóquio em 1995. O outro teve como alvo o grupo do templo Myokakuji, cujo principal executivo foi condenado por fraude.
Ao contrário dos dois casos anteriores, a ordem mais recente foi emitida sob o fundamento de que o grupo havia se envolvido em atos ilegais sob o direito civil, e não sob o código penal.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am