Morioka, Iwate, Japão, 15 de março de 2025 (JST) – Agência de Notícias Kyodo – A East Japan Railway (JR East) anunciou que retomou parcialmente a operação dos trens acoplados do Tohoku Shinkansen, após uma suspensão que ocorreu na semana passada devido ao desacoplamento de dois trens durante a viagem por Tóquio. A suspensão aconteceu no dia 6 de março, depois que os trens Hayabusa e Komachi se desacoplaram durante a travessia pela capital japonesa.
A operadora confirmou a segurança dos trens após implementar medidas temporárias e iniciou a retomada do serviço na manhã de sexta-feira (14), com o Akita Shinkansen conectando diretamente a estação de Tóquio. O trem Komachi, que partiu da estação de Akita, chegou a Morioka por volta das 7h30 e foi acoplado ao Hayabusa, com a operação completada por funcionários que utilizaram um dispositivo de acoplamento.
Após a ligação dos trens, eles seguiram para Tóquio às 7h40, enquanto um grupo de passageiros tirava fotos do evento. Um dos passageiros, um homem na faixa dos 40 anos, que se dirigia à província de Aichi, comentou que espera que a operação seja segura, uma vez que frequentemente utiliza o Shinkansen para trabalho.
A JR East informou que planeja restabelecer o serviço regular a partir de sábado (15), e que as investigações sobre o incidente do desacoplamento continuam, já que os detalhes ainda não foram completamente esclarecidos.
- Tribunais japoneses negam nacionalidade a descendentes filipinos - 13 de novembro de 2025 9:16 am
- Embaixada dos EUA alerta para ataques de ursos no Japão - 13 de novembro de 2025 9:06 am
- Tempestade Fung-wong deixa mortos e feridos nas Filipinas e Taiwan - 13 de novembro de 2025 6:25 am
















