Hanói, Vietnã, 6 de março de 2025 (Vietnam News Agency) — O Japão comprometeu-se a investir até US$ 20 bilhões em projetos de energia de baixo carbono no Vietnã, reforçando os esforços regionais para atingir a neutralidade de carbono nas próximas décadas.
Na quarta-feira (5), representantes dos dois países se reuniram em Hanói e concordaram que o Japão financiará 14 projetos, incluindo parques eólicos. O Banco Japonês para Cooperação Internacional e empresas privadas liderarão os investimentos.
O Vietnã enfrenta frequentes escassez de energia, especialmente no norte, o que tem levantado preocupações sobre o impacto no investimento estrangeiro.
Nguyen Hoang Long, vice-ministro da Indústria e Comércio do Vietnã, destacou que a cooperação econômica, comercial e de investimento entre os dois países será significativamente ampliada.
Ito Naoki, embaixador do Japão no Vietnã, afirmou que o Japão deseja apoiar ao máximo as empresas japonesas para que participem do mercado de descarbonização do Vietnã.
O Vietnã estabeleceu a meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2050. No ano passado, juntamente com o Japão, adotou medidas para acelerar os esforços de descarbonização durante a reunião da Comunidade de Emissões Zero da Ásia.
Alcançar essa meta, ao mesmo tempo em que expande o fornecimento de energia, representa um grande desafio para o Vietnã.
- Ucrânia e Rússia concordam com cessar-fogo no Mar Negro mediado pelos EUA - 26 de março de 2025 5:23 am
- Justiça do Japão ordena extinção da Igreja da Unificação - 26 de março de 2025 4:12 am
- Areia amarela da China cobre o Japão e aumenta o calor - 26 de março de 2025 4:05 am