Tóquio, Japão, 2 de março de 2025, Agência Kyodo – O primeiro-ministro japonês, Ishiba Shigeru, fez comentários sobre a troca emocional de palavras entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, ocorrida na sexta-feira (28) na Casa Branca. Em uma coletiva de imprensa em Tóquio no sábado (1), Ishiba expressou que a discussão entre os dois líderes teve um rumo inesperado e foi marcada por uma troca de palavras carregada de emoção.
Ishiba afirmou que, para alcançar a paz e tirar o máximo proveito de qualquer acordo, é fundamental ter paciência e compaixão nas negociações. Segundo o primeiro-ministro, simplesmente extravasar emoções não ajuda na resolução do conflito, e a diplomacia, respaldada por essas virtudes, é crucial para obter uma paz duradoura.
O líder japonês também destacou que, apesar das divergências nas palavras e no clima da reunião, acredita que tanto Trump quanto Zelenskyy compartilham o mesmo objetivo: a paz o mais rápido possível. Ishiba, então, reiterou o compromisso do Japão em evitar que a relação entre os Estados Unidos e a Ucrânia se deteriore, ou que ocorra um distanciamento nas relações entre os países do Grupo dos Sete (G7).
A intervenção de Ishiba sublinha a posição diplomática do Japão em apoiar a paz mundial e atuar como mediador em questões internacionais complexas, reafirmando sua disposição para contribuir para a unidade global no combate à instabilidade geopolítica.
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
- Economia de Taiwan cresce 8,63% e atinge maior alta em 15 anos - 1 de fevereiro de 2026 2:01 am
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
















