Jacarta, Indonésia, 21 de março de 2025 (Antara News) – As autoridades indonésias elevaram o nível de alerta para o Monte Lewotobi Laki-laki, na ilha de Flores, após uma grande erupção ocorrida na noite de quinta-feira (20). A explosão vulcânica gerou uma coluna de fumaça de aproximadamente 16.000 metros de altura, levando as autoridades a reforçarem medidas de precaução na região.
O governo local pediu que moradores e turistas evitem áreas próximas ao vulcão, pois há risco de novas explosões e possíveis fluxos piroclásticos. A atividade vulcânica intensa do Monte Lewotobi já havia sido registrada em novembro do ano passado, resultando em vítimas e danos significativos.
O Japão, que monitora possíveis impactos da erupção, avaliou a possibilidade de um tsunami causado pela variação da pressão atmosférica. No entanto, até a manhã de sexta-feira (21), nenhuma alteração significativa no nível do mar foi observada em pontos de medição no Japão ou em áreas próximas.
Especialistas seguem analisando a evolução da atividade vulcânica, enquanto equipes de emergência permanecem em alerta na Indonésia. O governo indonésio reforça que a população deve seguir as orientações das autoridades para evitar riscos à segurança.
- Japão compartilha lições de Fukushima em reunião nos EUA - 12 de março de 2026 9:09 pm
- Japão entra no pico da temporada de pólen de cedro - 12 de março de 2026 9:04 pm
- Navio japonês sofre danos em incidente no Golfo Pérsico - 12 de março de 2026 8:59 pm























