Phnom Penh, Camboja, 20 de março de 2025, Khmer Times – O presidente do Senado cambojano e ex-primeiro-ministro Hun Sen manifestou apoio à decisão do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de finalizar as emissoras Voice of America (VOA) e Radio Free Asia. Ambas são financiadas pelo governo dos EUA e divulgam informações voltadas para audiências internacionais.
Em uma publicação em sua página no Facebook, Hun Sen afirmou que a medida de Trump deveria ser “altamente apreciada” e elogiou a decisão como um esforço para combater notícias falsas no cenário global.
Na última sexta-feira (14), Trump assinou uma ordem executiva para reduzir a atuação da agência que supervisiona as duas emissoras. A decisão gerou críticas de Michael Abramowitz, diretor da Voice of America, que defendeu o papel da emissora em fornecer notícias para pessoas “vivendo sob tirania”. Ele alertou que o fechamento das rádios prejudicaria os esforços para promover um mundo mais seguro e livre.
A imprensa independente no Camboja tem enfrentado crescentes restrições nos últimos anos. Especialistas alertam que a decisão dos EUA pode impactar ainda mais a liberdade de expressão no país, onde jornalistas críticos ao governo enfrentam forte repressão.
- Eufrásia Neres é destaque no Sons do Brasil 522 - 29 de abril de 2025 9:08 am
- Putin agradece tropas da Coreia do Norte por apoio militar - 29 de abril de 2025 8:06 am
- Japão pede remoção total das novas tarifas de Trump - 29 de abril de 2025 6:29 am