Kin, Okinawa, Japão, 2 de março de 2025, Kyodo News – Forças de Autodefesa do Japão (GSDF) e os Marines dos EUA realizam, pelo terceiro ano consecutivo, exercícios conjuntos para reforçar a defesa das ilhas remotas do Japão. Localizados nas regiões de Kyushu e Okinawa, os treinamentos começaram em 19 de fevereiro e contam com cerca de 4.000 militares.
As manobras, as maiores até o momento, incluem simulações de retomada de ilhas ocupadas, com cerca de 400 militares participando de um exercício no Blue Beach Training Area, em Okinawa. Durante o treinamento, os membros da Brigada de Desembarque Rápido da GSDF e os Marines dos EUA desembarcaram de barcos de reconhecimento, seguidos por embarcações anfíbias e lanchas de desembarque de ambos os países.
Após a atividade, o general major Kitajima Hajime, chefe da Brigada de Desembarque Rápido da GSDF, enfatizou a importância de fortalecer as capacidades de defesa das ilhas remotas, argumentando que isso dissuade ameaças externas e previne conflitos. Ele destacou que os exercícios conjuntos com os Marines dos EUA são essenciais para alcançar esses objetivos.
Já o brigadeiro-general Trevor Hall, comandante da 3ª Brigada de Expedição dos Marines dos EUA, ressaltou que os treinamentos são mais eficazes quando realizados pelas forças que mais provavelmente irão operar em conjunto nas áreas de interesse. Ele também afirmou que, através da cooperação das forças, a região recebe uma importante dissuasão contra possíveis ameaças.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am