Hakui, Província de Ishikawa, Japão, 19 de março de 2025, Kyodo News – O festival Heikokusai, realizado no Santuário Shinto Keta, em Hakui, na Península de Noto, marcou a chegada da primavera com uma procissão tradicional liderada por um cavalo, uma celebração que acontece há mais de 500 anos. A festividade é baseada em uma lenda que afirma que o deus Okuninushi-no-mikoto governou a região de Noto, sendo o santuário dedicado a ele.
Na terça-feira (18), a procissão começou no santuário com cerca de 30 sacerdotes e jovens locais participando da cerimônia. O evento teve um significado ainda mais especial este ano, já que a procissão foi organizada para orar pela recuperação da região após o grande terremoto que atingiu Noto no primeiro dia do ano de 2024.
Os moradores de Hakui e das cidades vizinhas se reuniram ao longo das ruas para assistir ao desfile, reunindo suas mãos em oração. Um jovem de 18 anos, que participou da procissão, compartilhou que sua casa foi afetada pelo terremoto e, por isso, decidiu participar do evento para incentivar a população local a se reerguer.
Tradicionalmente, o desfile dura seis dias e percorre várias áreas da Península de Noto, mas, devido aos danos causados pelo terremoto, a festividade foi reduzida para quatro dias e passou a visitar menos localidades. O sacerdote chefe Mitsui Takahide explicou que o percurso foi encurtado porque algumas estradas ainda estão em condições precárias. Mitsui mencionou que a procissão tem como objetivo orar por um ano pacífico, boas colheitas e uma primavera promissora para Noto.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am