Manila, Filipinas, 13 de março de 2025 (Japan Standard Time) – Agência Reuters – O ex-presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, foi transferido para o Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia, após ser preso na terça-feira (11) em Manila. A prisão aconteceu em cumprimento a um mandado de captura emitido pelo TPI, que o acusa de crimes contra a humanidade relacionados à sua polêmica “guerra contra as drogas” enquanto esteve no poder.
Duterte foi apreendido no aeroporto de Manila, quando retornava de uma viagem a Hong Kong. Ele enfrentará acusações pela morte de mais de 6.000 pessoas durante a operação antidrogas em seu governo. O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., afirmou que a prisão foi conduzida de forma apropriada.
No entanto, a vice-presidente, Sara Duterte, filha do ex-presidente, condenou fortemente a prisão e declarou que viajará para os Países Baixos com seus advogados para apoiar a defesa de seu pai. A prisão gerou um racha entre os Marcos e os Duterte, que haviam sido aliados durante as eleições presidenciais de 2022.
- Tribunais japoneses negam nacionalidade a descendentes filipinos - 13 de novembro de 2025 9:16 am
- Embaixada dos EUA alerta para ataques de ursos no Japão - 13 de novembro de 2025 9:06 am
- Tempestade Fung-wong deixa mortos e feridos nas Filipinas e Taiwan - 13 de novembro de 2025 6:25 am
















