Manila, Filipinas, 12 de março de 2025, Philippine News Agency (PNA) – O ex-presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, foi preso nesta terça-feira (11) ao desembarcar no aeroporto de Manila, acusado de crimes contra a humanidade. A prisão ocorreu com base em um mandado emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), que alega que Duterte permitiu execuções extrajudiciais durante sua presidência, no contexto de uma dura repressão ao tráfico de drogas.
O governo filipino confirmou a detenção de Duterte, de 79 anos, que questionou as autoridades sobre os fundamentos legais de sua prisão, perguntando: “Qual é a lei e qual crime cometi?” Ele solicitou que os oficiais apresentassem a base legal para sua detenção. Duterte foi levado para uma base militar próxima ao aeroporto, onde aguardará o prosseguimento dos trâmites legais.
Durante seu governo, entre 2016 e 2022, a política antidrogas de Duterte resultou na morte de mais de 6.000 pessoas, embora uma comissão da Câmara Baixa do país tenha compilado um relatório que afirma que o número real de vítimas seria superior a 30.000. Em 2019, Duterte retirou as Filipinas do TPI, após o tribunal iniciar investigações sobre as mortes.
O atual presidente, Ferdinand Marcos Jr., inicialmente se opôs à cooperação com o TPI. Contudo, após tensões com a família Duterte, o governo de Marcos anunciou que cooperaria com o tribunal caso o ex-presidente fosse colocado na lista internacional de procurados.
- Japão doa equipamentos médicos a hospital infantil na Ucrânia - 27 de março de 2025 3:38 am
- Okinawa relembra 80 anos do início da batalha na Segunda Guerra - 27 de março de 2025 3:31 am
- Japão registra aumento de incêndios florestais no início do ano - 27 de março de 2025 3:25 am