24.9 C
Kóka
quarta-feira, 30 abril, 2025 12:32: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

EUA podem adiar anúncio de tarifas sobre automóveis

Impontos sobre importação de veículos, previstos para 2 de abril, podem ser substituídos por tarifas recíprocas

Washington, EUA, 25 de março de 2025 – Agência Bloomberg – O governo dos Estados Unidos pode não anunciar as tarifas sobre automóveis importados previstas para 2 de abril, segundo fontes próximas à administração Trump citadas por veículos de imprensa norte-americanos. Originalmente, o presidente Donald Trump havia declarado que imporia taxas de cerca de 25% sobre veículos importados a partir dessa data.

Fontes ouvidas pela Bloomberg e outros veículos indicam que, em vez de tarifas setoriais específicas para automóveis, chips semicondutores e produtos farmacêuticos, a Casa Branca estaria preparando o anúncio de tarifas recíprocas. Estas medidas atingiriam países que mantêm barreiras comerciais contra produtos americanos.

De acordo com as informações, o alcance das tarifas recíprocas seria mais limitado do que o inicialmente planejado, com isenções para nações que apresentam superávit comercial com os EUA. Trump teria mencionado Japão, Coreia do Sul, União Europeia, México, Canadá, Índia e China como “abusadores comerciais” em discussões sobre o tema.

A possível mudança de estratégia ocorre em um momento de tensões comerciais globais e reflexões sobre o impacto que tarifas setoriais poderiam ter na economia americana. Analistas apontam que as medidas recíprocas podem ser uma forma de pressionar por acordos bilaterais mais favoráveis aos interesses dos EUA.

O Departamento de Comércio dos EUA não se manifestou oficialmente sobre o assunto. O anúncio oficial, seja de tarifas setoriais ou recíprocas, deve ocorrer na próxima terça-feira (2), mantendo-se a data originalmente prevista pelo presidente Trump.

Enquanto isso, representantes da indústria automobilística internacional acompanham com atenção os desdobramentos, que podem afetar significativamente as cadeias globais de produção de veículos. A medida tem potencial para impactar especialmente fabricantes alemães, japoneses e sul-coreanos, principais exportadores para o mercado americano.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img