Kiev, Ucrânia, 25 de março de 2025 – Agência Ukrinform – As equipes de negociação dos Estados Unidos e da Rússia encerraram as discussões sobre a Ucrânia na Arábia Saudita, sem divulgar detalhes concretos. Acredita-se que o principal tema tenha sido um possível cessar-fogo marítimo no Mar Negro.
A agência de notícias russa TASS informou que a reunião, em nível técnico, durou mais de 12 horas em Riade na segunda-feira (24). Segundo a agência, EUA e Rússia devem emitir uma declaração conjunta nesta terça-feira (25).
A delegação russa inclui Grigory Karasin, diplomata experiente que preside o comitê de relações exteriores do Senado russo, e Sergey Beseda, assessor do chefe do Serviço Federal de Segurança (FSB).
Fontes da mídia americana indicam que a equipe dos EUA conta com Michael Anton, diretor de planejamento político do Departamento de Estado.
O presidente americano Donald Trump e o russo Vladimir Putin concordaram na terça-feira (18) em realizar negociações para encerrar os conflitos no Mar Negro. Enquanto isso, negociadores americanos e ucranianos se reuniram separadamente no domingo (23) na capital saudita.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, afirmou em suas redes sociais na segunda-feira (24) que um novo encontro está previsto.
Enquanto as discussões ocorriam, os combates continuavam. Autoridades ucranianas relataram um ataque de míssil russo na cidade de Sumy, no nordeste do país, que atingiu prédios residenciais e uma escola, deixando 88 feridos, incluindo 17 crianças.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am