Hokkaido, Japão, 10 de março de 2025 – Agência Kyodo – Pesquisadores do Japão alertaram que a energia de tensão acumulada em uma fenda submarina ao largo da costa norte do Japão pode ser suficiente para gerar um mega-terremoto de magnitude 9. A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade de Tohoku, da Universidade de Hokkaido e da Agência Japonesa de Ciências Marinhas e Tecnologias da Terra, com base em um estudo de cinco anos da Fenda Chishima, localizada ao largo de Hokkaido.
De acordo com os especialistas, uma grande movimentação tectônica ocorreu na região em um terremoto massivo no século XVII, e a energia acumulada no local pode ser comparada à liberada por um mega-terremoto. Estações de monitoramento GPS foram instaladas no fundo do mar em 2019, na zona onde uma placa oceânica se submerge sob uma placa continental. Os dados revelaram que as placas estão se movendo lentamente, o que indica o acúmulo de estresse nas falhas tectônicas da região.
A pesquisa apontou que há entre 7% e 40% de chance de um terremoto de magnitude superior a 8.8 ocorrer nos próximos 30 anos na área. Tomita Fumiaki, professor assistente do Instituto Internacional de Pesquisa de Desastres da Universidade de Tohoku, alertou para o fato de que as memórias do Grande Terremoto e Tsunami do Japão Oriental de 2011 estão se dissipando, mas ressaltou que outro mega-terremoto pode ocorrer a qualquer momento, e a população deve estar preparada. A equipe de pesquisa também planeja conduzir novos estudos em outras áreas da região.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am