Hong Kong, China, 29 de março de 2025, Xinhua – Relatos da imprensa indicam que um conglomerado sediado em Hong Kong não assinará na próxima semana o acordo para vender operações portuárias próximas ao Canal do Panamá a um consórcio que inclui um fundo de investimento dos Estados Unidos.
A empresa envolvida na negociação não comentou as informações divulgadas pelos veículos de comunicação. No início deste mês, o grupo CK Hutchison havia anunciado que concordara, em princípio, em vender 90% de sua participação na empresa que administra dois portos no Panamá. A expectativa era de que o contrato fosse formalizado até 2 de abril.
No entanto, fontes citadas por veículos de mídia de Hong Kong afirmam que o CK Hutchison não avançará com a assinatura na data prevista. Ainda assim, não há indícios de que a transação tenha sido cancelada.
O assunto tem ganhado atenção na imprensa pró-Pequim de Hong Kong, que pede uma revisão do acordo e questiona se os interesses nacionais foram devidamente considerados na decisão. O Escritório para Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado da China republicou artigos abordando a questão em seu site oficial.
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am
- Coalizão no Japão aprova diretrizes de reforma tributária - 20 de dezembro de 2025 4:04 am
- Putin reafirma continuidade da invasão à Ucrânia - 20 de dezembro de 2025 3:58 am

