Golfo de Omã, 11 de março de 2025 (Japan Standard Time) – Agência Xinhua – A China, a Rússia e o Irã iniciaram, neste domingo (9), seus exercícios navais anuais, com o objetivo de aprofundar a coordenação militar entre os três países em meio às mudanças dinâmicas globais desde a ascensão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no início deste ano.
As manobras começaram no Golfo de Omã e estão programadas para durar até quinta-feira (13). Os exercícios contam com a participação de uma fragata chinesa equipada com mísseis guiados, corvetas russas e mais de 10 navios de diversos tipos da marinha iraniana, incluindo destróieres.
O treinamento inclui simulações de ataques a alvos marítimos, medidas contra pirataria e operações conjuntas de busca e resgate, entre outros aspectos estratégicos.
Observadores de países como África do Sul, Paquistão e Omã também estão presentes, acompanhando as atividades e aprofundando a colaboração com as forças navais participantes.
De acordo com autoridades chinesas, os exercícios visam fortalecer a confiança mútua e a cooperação entre os militares dos três países, promovendo um ambiente de segurança estável na região.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am