Pequim, China, 10 de março de 2025 – Agência Xinhua – A China impôs, a partir desta segunda-feira (10), tarifas adicionais sobre alguns produtos agrícolas dos Estados Unidos, em resposta ao aumento de impostos anunciado pelo governo do presidente Donald Trump sobre exportações chinesas. A medida foi divulgada após a administração Trump elevar, na terça-feira (4), as tarifas adicionais sobre produtos chineses para 20%.
Segundo o anúncio, a China está implementando tarifas adicionais de 15% sobre produtos agrícolas norte-americanos, como frango, trigo e milho. Outros itens, incluindo soja, carne suína, carne bovina, frutos do mar, frutas e vegetais, terão tarifas extras de 10%.
Em fevereiro, a China já havia aplicado tarifas adicionais a alguns produtos dos EUA, como carvão e gás natural liquefeito, após o governo Trump impor tarifas extras de 10% sobre mercadorias chinesas.
A Organização Japonesa de Comércio Externo estima que os produtos afetados pela medida chinesa representam um valor de 22,3 bilhões de dólares, superando o montante atingido pela retaliação anterior de Pequim.
A questão agora é saber se os dois países conseguirão evitar uma escalada adicional na guerra comercial por meio de negociações. A tensão entre as maiores economias do mundo tem impactado mercados globais e gerado preocupações sobre o futuro do comércio internacional.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am