Tóquio, Japão, 4 de março de 2025 (Japan Standard Time) – Agência de Notícias Kyodo – A Câmara Baixa do Japão aprovou o projeto de orçamento para o ano fiscal de 2025, que se iniciará em abril. O projeto foi aprovado pelo comitê orçamentário da Câmara mais cedo na terça-feira (4), após uma revisão acordada entre o Partido Liberal Democrático (PLD), seu parceiro de coalizão Komeito, e o Partido de Inovação do Japão.
Embora o PLD e seus aliados governamentais não tenham maioria na Câmara Baixa, o projeto foi aprovado com votos favoráveis dos três partidos principais, além de outros membros. As maiores bancadas da oposição, incluindo o Partido Democrático Constitucional do Japão, o Partido Democrático do Povo, o Reiwa Shinsengumi e o Partido Comunista Japonês, votaram contra a proposta.
O orçamento aprovado totaliza 115,2 trilhões de ienes, aproximadamente 770 bilhões de dólares. O valor foi reduzido em cerca de 2,3 bilhões de dólares em relação ao plano inicial do governo, devido à expectativa de redução de receita causada por uma medida tributária que aumentará o limite de renda sujeito a impostos.
Este orçamento é o primeiro a ser revisado na Dieta japonesa em 29 anos, e a primeira vez em 70 anos que o valor do orçamento foi reduzido.
A proposta agora será discutida na Câmara Alta a partir de quarta-feira (5). A coalizão governamental possui maioria na Câmara Alta e espera que o orçamento seja aprovado até o final do atual ano fiscal.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am