Denpasar, Indonésia, 30 de março de 2025 – Antara News – A ilha de Bali celebrou a véspera do Ano Novo Hindu nesta sexta-feira (28) com o tradicional desfile de Ogoh-Ogoh, efígies gigantes que representam demônios e espíritos malignos. Centenas de moradores e turistas acompanharam o cortejo pelas ruas da ilha indonésia, onde participantes agitavam vigorosamente as estruturas coloridas para espantar as energias negativas.
“Fazer um Ogoh-Ogoh dá muito trabalho, mas é uma honra poder mostrar nossa criação”, disse um jovem de 20 anos que participou do desfile. As esculturas, que podem atingir até cinco metros de altura, são meticulosamente preparadas durante meses pelas comunidades locais.
Após o desfile, seguindo a tradição, todas as efígies foram queimadas em uma cerimônia purificadora. “Esperamos que após esta queima venha a tranquilidade e que todos se sintam purificados”, comentou uma moradora balinesa.
O ritual marca a transição para o Nyepi, o “Dia do Silêncio” balinês, quando a ilha para completamente por 24 horas em meditação e introspecção. O evento cultural atrai milhares de visitantes todos os anos, tornando-se uma das celebrações mais icônicas da rica herança hindu de Bali.
Autoridades locais destacaram o crescimento do turismo religioso na ilha, com hotéis e pousadas lotados para acompanhar as tradições únicas do calendário hindu, que neste ano celebrou a entrada no ano 1947.
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am
- Corrida pelo cargo de premiê agita cenário político japonês - 15 de outubro de 2025 2:52 am