Tóquio, Japão, 15 de março de 2025 (JST) – Agência de Notícias Kyodo – O aumento salarial no Japão superou os 5% pelo segundo ano consecutivo, de acordo com os resultados das negociações salariais de primavera, divulgados pela maior central sindical do país, a Confederação dos Sindicatos do Japão (Rengo). O aumento médio de salários, que incluiu tanto reajustes anuais quanto aumentos nos salários base mensais, foi de 5,46%, o que representa um ganho médio de 17.828 ienes (aproximadamente 120 dólares) por mês.
Este aumento é superior ao do ano passado, quando os salários cresceram mais de 5% pela primeira vez em 33 anos. Rengo conduziu negociações com 760 empresas até a manhã de sexta-feira (14), e os resultados refletem um panorama positivo para os trabalhadores japoneses. No entanto, o aumento foi um pouco menor nas pequenas e médias empresas, com um incremento médio de 5,09%, abaixo da meta de 6% estabelecida por Rengo.
A presidente da Rengo, Yoshino Tomoko, comentou que os primeiros resultados sugerem uma redução na diferença entre os aumentos salariais das grandes empresas e as menores, mas destacou que as negociações com as empresas menores continuam e devem se estender até os meses de abril e maio. Yoshino também manifestou otimismo com relação à continuidade dessa tendência de aumento salarial nos próximos anos, afirmando que a central sindical continuará apoiando as negociações até que o processo esteja concluído.
Esses aumentos salariais têm sido um reflexo do esforço contínuo para melhorar as condições de trabalho e reduzir as disparidades salariais entre as diferentes empresas no Japão.
- Vestimenta Parangoromos faz sucesso no Pavilhão Brasil - 18 de abril de 2025 12:22 pm
- China executa homem por ataque fatal a ônibus escolar japonês - 18 de abril de 2025 10:10 am
- Vazamento de dados expõe falhas em grupos do Google - 18 de abril de 2025 8:52 am