Tóquio, Japão, 14 de março de 2025, sexta-feira (JST) – NHK – A polícia japonesa tem alertado sobre o crescente número de crianças que se tornam vítimas de crimes cometidos por pessoas que conhecem durante a interação em jogos online. Segundo a Agência Nacional de Polícia, 1.486 menores de 18 anos foram vítimas de crimes relacionados ao uso de redes sociais durante o ano de 2024.
Entre esses casos, 98 crianças foram afetadas por crimes originados em jogos online, um aumento de 9 casos em relação a 2023. Dentre as vítimas, mais da metade eram estudantes do ensino fundamental, com 56 deles frequentando o ensino fundamental, 22 alunos do ensino médio e 18 estudantes do ensino superior.
A polícia destaca que os jogos online oferecem uma plataforma onde participantes anônimos podem facilmente trocar mensagens de voz ou texto, facilitando o desenvolvimento de amizades virtuais. Essa interação, muitas vezes baseada em habilidades avançadas em jogos, pode ser explorada por criminosos em potencial.
Em um caso ocorrido em janeiro (1º), um estudante de 17 anos foi levado a viajar para o exterior por um indivíduo que conheceu em um jogo online. Ele acabou sendo recrutado para trabalhar em um grupo de fraude telefônica operando em Mianmar.
A Agência Nacional de Polícia aconselha que os pais ativem controles parentais nas contas de redes sociais de seus filhos e reforcem o alerta sobre os perigos de compartilhar informações de contato com desconhecidos em sites de jogos. As autoridades também recomendam que os pais orientem seus filhos sobre os riscos de se envolver com pessoas desconhecidas na internet.
- Japão doa equipamentos médicos a hospital infantil na Ucrânia - 27 de março de 2025 3:38 am
- Okinawa relembra 80 anos do início da batalha na Segunda Guerra - 27 de março de 2025 3:31 am
- Japão registra aumento de incêndios florestais no início do ano - 27 de março de 2025 3:25 am