Pequim, China, 3 de março de 2025 (Japan Standard Time) – Agência Reuters – A atividade fabril na China registrou crescimento em fevereiro, pela primeira vez em dois meses, impulsionada pelo aumento da produção e novos pedidos após o período do Ano Novo Lunar. O Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor manufatureiro subiu para 50,2, representando um aumento de 1,1 ponto em relação ao mês anterior.
O PMI, que é baseado em uma pesquisa com 3.200 fabricantes, mede a expansão ou retração da atividade. A marca de 50 pontos é o ponto de equilíbrio, onde qualquer valor acima indica crescimento. Os dados refletem a retomada da produção após o período de feriados, que aconteceu de final de janeiro a início de fevereiro.
O índice de grandes empresas ficou em 52,5, enquanto as médias registraram 49,2 e as pequenas empresas 46,3, indicando uma recuperação desigual no setor.
Além disso, o PMI para o setor não manufatureiro, que inclui os negócios de serviços, subiu para 50,4, um aumento de 0,2 ponto em relação ao mês passado.
Embora o governo chinês tenha introduzido medidas para reviver o mercado imobiliário e impulsionar a demanda doméstica, a crescente tensão comercial com os Estados Unidos gera incertezas. O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou planos para dobrar as tarifas de 10% sobre produtos chineses a partir de 4 de março, o que pode afetar negativamente o crescimento futuro.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am