Tóquio, Japão, 26 de março de 2025 – NHK – Autoridades meteorológicas japonesas informam que areia amarela vinda das regiões desérticas da China está sendo observada em todo o Japão.
Funcionários da Agência Meteorológica têm observado constantemente os céus visualmente. Eles confirmaram a presença de areia amarela sobre Osaka às 6h da manhã desta terça-feira (25).
A visibilidade lá era inicialmente superior a 10 quilômetros, mas caiu para 8 quilômetros às 9h.
A areia suspensa no ar foi observada sobre Tóquio logo após as 15h.
Ambas as observações em Tóquio e Osaka foram as primeiras da temporada.
Observatórios meteorológicos em grande parte da região de Kinki, no oeste do Japão, e no norte de Kyushu, também confirmaram a chegada das partículas de areia.
Espera-se que a areia amarela seja observada em muitas partes do Japão até quarta-feira (26), com a visibilidade reduzida para menos de 5 quilômetros.
As autoridades meteorológicas estão alertando que a areia pode grudar na roupa pendurada ao ar livre e piorar os sintomas de pessoas com alergias ao pólen e asma.
As temperaturas subiram em todo o país nesta terça-feira (25), com máximas de 28,2 graus Celsius na cidade de Oita, sudoeste do Japão, e 25 graus no centro de Tóquio. A cidade de Fukuoka subiu para 27,4 graus, marcando um recorde para março desde que a agência começou a compilar os dados.
As temperaturas também devem subir na quarta-feira (26) no leste e oeste do Japão.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am