Kagoshima, Japão, 31 de março de 2025 – Kyodo News – O nível de alerta vulcânico para o Monte Shinmoe, localizado na cadeia montanhosa de Kirishima, foi elevado para o nível 3 em uma escala de cinco níveis. Com isso, o acesso à montanha foi restrito pelas autoridades japonesas.
A decisão foi tomada após a Agência Meteorológica do Japão registrar um aumento significativo nos terremotos vulcânicos diretamente abaixo da cratera desde sexta-feira (28). Além disso, sinais de expansão do solo foram detectados por volta das 2h50 de domingo (30), seguidos por tremores vulcânicos que persistiram por cerca de dez minutos.
Imagens de satélite indicam que o solo na região ao redor do vulcão vem se expandindo desde novembro do ano passado. Especialistas alertam que a atividade vulcânica do Monte Shinmoe está aumentando, podendo resultar em uma erupção que lançaria grandes rochas vulcânicas a até quatro quilômetros da cratera. Fluxos piroclásticos também podem se deslocar por cerca de dois quilômetros.
A agência advertiu que cinzas vulcânicas e pequenas rochas podem ser carregadas pelo vento para áreas mais distantes, além de que vibrações explosivas podem quebrar vidraças.
Durante uma coletiva de imprensa realizada às 6h de domingo (30), autoridades recomendaram que moradores sigam as orientações das prefeituras locais e evitem áreas perigosas. Também alertaram motoristas e residentes em regiões a favor do vento para os riscos de queda de cinzas e pedras pequenas.
O alerta reforça a lembrança das erupções explosivas de 2011, quando algumas pessoas ficaram feridas devido à quebra de janelas causada pelas ondas de choque. Como medida de segurança, os especialistas aconselham que moradores próximos evitem ficar perto de janelas voltadas para a montanha e mantenham as cortinas fechadas.
- Festival de guizos de porcelana encanta em Saga - 18 de junho de 2025 8:11 am
- Taiwan testa drones marítimos em evento tecnológico - 18 de junho de 2025 8:06 am
- Japão descarta risco de tsunami após erupção na Indonésia - 18 de junho de 2025 8:00 am