Kiev, Ucrânia, 10 de fevereiro de 2025, Agência Reuters – O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, manifestou sua disposição em fornecer terras raras e outros minerais para os Estados Unidos, em troca de apoio militar contínuo. Em entrevista à agência de notícias Reuters na sexta-feira (7), Zelenskyy afirmou: “Se estamos falando sobre um acordo, então vamos fazer um acordo, somos totalmente favoráveis a isso”.
A proposta surge após o presidente dos EUA, Donald Trump, sugerir tal negociação na última segunda-feira (3). Zelenskyy destacou que cerca de metade das reservas de terras raras da Ucrânia estão sob ocupação russa e enfatizou a necessidade de impedir avanços adicionais das tropas russas para proteger esses recursos minerais vitais para o país.
O presidente ucraniano também comentou sobre a iminente reunião entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin. Ele afirmou que é crucial se reunir pessoalmente com Trump antes que este encontro ocorra, para discutir a situação e a importância estratégica do apoio militar dos Estados Unidos.
Trump, por sua vez, declarou que espera um encontro com Zelenskyy já na próxima semana, o que pode incluir uma conversa também com Putin sobre a situação geopolítica na Ucrânia.
- Dançarinas de quimono celebram tradição sob neve em Aomori - 17 de janeiro de 2026 12:01 am
- Narita volta a registrar fluxo internacional pré-pandemia - 16 de janeiro de 2026 11:20 pm
- Austrália remove 4,7 milhões de contas infantis das redes sociais - 16 de janeiro de 2026 11:15 pm
















