Washington, Estados Unidos, 12 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Agência de Notícias Reuters – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu a possibilidade de cancelar o cessar-fogo entre Israel e o grupo islâmico Hamas na Faixa de Gaza, caso os reféns mantidos pelo Hamas não sejam libertados até o sábado (15). A declaração foi feita durante uma conversa com jornalistas na segunda-feira (10).
Trump afirmou que, embora a decisão de cancelar o cessar-fogo seja de responsabilidade de Israel, ele considera que, caso todos os reféns não sejam liberados até o prazo estipulado, seria o momento adequado para suspender o acordo. “Eu diria, cancelem e deixem o inferno acontecer”, declarou o presidente dos EUA, deixando claro que, em sua visão, não há mais espaço para negociações se os reféns não forem libertados.
Na mesma segunda-feira (10), Hamas anunciou que a liberação de reféns prevista para sábado será adiada. O grupo alegou que Israel violou o acordo de cessar-fogo que durava seis semanas. A sexta rodada de liberação de reféns, que incluiria três prisioneiros, foi, portanto, postergada. A reação de Israel foi rápida e contundente, condenando o adiamento.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am