Washington, D.C., Estados Unidos, 12 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Agência de Notícias dos EUA – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (10) uma ordem executiva proibindo o uso de canudos de papel em agências federais. A medida reverte uma política adotada pelo governo anterior, que incentivava a substituição do plástico para reduzir a poluição ambiental.
Na semana passada, Trump já havia antecipado a decisão em uma publicação nas redes sociais, afirmando que os canudos de papel “não funcionam” e prometendo trazer de volta os de plástico. Durante a assinatura da ordem, ele reforçou sua posição, dizendo que os canudos de papel quebram facilmente e não são eficazes.
A decisão determina que todas as agências federais interrompam a compra de canudos de papel e garantam que apenas canudos plásticos sejam disponibilizados em seus edifícios.
Nos últimos anos, diversas cidades e empresas nos Estados Unidos adotaram canudos de papel como alternativa ao plástico, buscando reduzir a poluição oceânica. A administração de Joe Biden também promovia uma política para eliminar gradualmente a compra de plásticos de uso único, incluindo canudos, no setor público federal.
A nova medida de Trump representa um retrocesso para ambientalistas, mas agrada setores industriais e consumidores que criticam a durabilidade dos canudos de papel.
- Corrida pelo cargo de premiê agita cenário político japonês - 15 de outubro de 2025 2:52 am
- Ataque cibernético afeta gigante japonesa Asahi - 15 de outubro de 2025 2:42 am
- Presidente de Madagascar foge do país após protestos - 15 de outubro de 2025 2:36 am