Washington, EUA – 11 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Agência de Notícias AP – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, instruiu o Departamento do Tesouro a interromper a produção de moedas de um centavo, uma medida que visa reduzir os custos associados à cunhagem dessas moedas de baixo valor.
A decisão foi tomada com base em uma análise que indicou que o custo de produção de cada moeda de um centavo supera seu valor nominal. De acordo com fontes do Tesouro, a produção de moedas pequenas como essa tem gerado um impacto financeiro significativo, especialmente em tempos de inflação elevada.
Embora a moeda de um centavo tenha sido um símbolo da economia dos Estados Unidos por mais de 100 anos, a medida de Trump reflete uma crescente preocupação com a eficiência nos gastos públicos. A cunhagem de moedas mais antigas tem sido considerada uma prática cara e desatualizada.
A decisão também abre um debate sobre o futuro do sistema monetário dos EUA e se outras moedas de baixo valor, como os cinco centavos, devem seguir o mesmo caminho.
Especialistas em economia discutem as implicações dessa mudança, com alguns acreditando que a eliminação das moedas de um centavo poderia representar uma economia considerável para o governo, enquanto outros alertam que ela poderia causar transtornos, principalmente para o comércio de pequena escala.
A medida não terá efeitos imediatos, mas é vista como um passo em direção a uma possível reformulação da moeda corrente nos Estados Unidos.
- Japão reafirma apoio à recuperação e paz na Ucrânia - 16 de março de 2025 7:58 am
- Líder do ISIS é morto em ataque aéreo no Iraque - 16 de março de 2025 7:51 am
- Proposta dos EUA busca estender cessar-fogo em Gaza até abril - 16 de março de 2025 7:39 am