Washington, Estados Unidos, 13 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Agência Reuters – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, esteve em contato telefônico com os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, nesta quarta-feira (12), para discutir soluções para o fim da guerra na Ucrânia.
Trump postou nas redes sociais que ele e Putin concordaram em um objetivo comum: “parar as milhões de mortes que estão ocorrendo no conflito Rússia/Ucrânia”. Ele informou que as equipes de negociação de ambos os lados começarão a trabalhar imediatamente para encontrar uma resolução.
A conversa com Putin, que durou quase uma hora e meia, foi confirmada pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. Segundo ele, Putin enfatizou a necessidade de abordar a causa raiz do conflito, destacando que uma solução duradoura só será alcançada por meio de negociações pacíficas.
O presidente ucraniano, Zelensky, também confirmou sua conversa com Trump nas redes sociais. De acordo com Zelensky, eles discutiram longamente sobre a possibilidade de alcançar a paz e sobre a preparação de um novo documento envolvendo questões de segurança, cooperação econômica e parcerias de recursos.
Zelensky também afirmou que ambos concordaram em continuar a comunicação e planejar encontros futuros para avançar nas negociações e resolver o impasse no conflito.
- Japão reafirma apoio à recuperação e paz na Ucrânia - 16 de março de 2025 7:58 am
- Líder do ISIS é morto em ataque aéreo no Iraque - 16 de março de 2025 7:51 am
- Proposta dos EUA busca estender cessar-fogo em Gaza até abril - 16 de março de 2025 7:39 am